Se já chegou o momento de deixar para trás o teu apartamento de estudante, então é tempo de planear uma mudança de estudante. De certeza que durante os teus anos de universidade deves ter acumulado uma grande variedade de coisas, algumas delas de muita utilidade e outras de muito valor sentimental. No entanto, ninguém sabe realmente o que tem até chegar o momento de começar a empacotar tudo para fazer a mudança para um novo apartamento.
Aspetos que deves ter em consideração para fazer a mudança
Fazer a mudança para um novo apartamento pode ser um desafio emocionante e que pode gerar muitas expetativas. Vão ser os novos colegas de quarto, os vizinhos, uma nova vizinhança e também a oportunidade de decorar o teu espaço, adaptando-o aos teus gostos e preferências.
Não obstante, nenhum processo de mudança é fácil e simples. De acordo com especialistas do setor, a chave do sucesso de uma mudança encontra-se na sua planificação e organização. Por esta razão, apresentamos em seguida uma breve lista com alguns conselhos sobre mudanças que, definitivamente, não podes ignorar:
Empacotar com tempo
Se existe alguma coisa que pode entorpecer uma mudança para um novo lar é o facto de se deixar tudo para o último dia.
Existem inclusivamente casos limite em que o transporte da mudança chega antes de estar tudo arrumado e pronto para poder logo ser carregado e transportado. Não ter tempo suficiente para preparar tudo para ser levado fará com que tudo se torne mais caótico, desordenado e stressante.
De acordo com os especialistas do setor, o mais recomendável é estares preparado, pelo menos, cinco ou sete dias antes da mudança. Este tempo será o mais adequado para evitar viver duas semanas entre caixas e com todas as tuas coisas empacotadas.
Sê honesto contigo mesmo e com os teus objetos e pertences
A não ser que te mudes para um novo apartamento com uma dimensão mais do que suficiente, o mais provável é que tenhas que te desfazer de certas coisas muito velhas ou com pouca utilidade.
Uma mudança é o momento perfeito para doar ou então para deitar fora todas aquelas coisas que já não necessitas, que não te fazem falta ou estão em más condições. A melhor forma de tomar esta difícil decisão é seres sincero contigo mesmo: avalia o motivo pelo qual tens cada objeto, seja pelo facto de o utilizares com regularidade ou então porque tem para ti um grande valor sentimental.
Empacota de forma organizada
Um dos piores erros que algumas pessoas cometem no momento da mudança é encaixotar aleatoriamente distintos artigos e objetos numa só caixa.
Dependendo de como empacotares as tuas coisas, instalar-te no teu novo apartamento será mais ou menos fácil e rápido. Para facilitar a tua futura instalação, coloca nas caixas artigos de acordo com as suas características, áreas e funções.
Por exemplo, organiza todos os artigos de banho numa só caixa, assim como os artigos da tua secretária ou do teu quarto. No final de contas, não vais querer passar um dia inteiro na tua nova casa à procura da tua escova de dentes em todas as caixas.
Não te esqueças de utilizar etiquetas nas tuas caixas
Depois de teres organizado e guardado as tuas coisas nas caixas, o seguinte passo a dar é etiquetá-las. As etiquetas irão converter-se no teu aliado mais eficaz.
Mesmo que à primeira vista possa parecer uma simples etiqueta, ao etiquetar o conteúdo das caixas estás a apostar num prático sistema de seguimento dos teus objetos. Desta forma não vais ter de abrir todas as caixas para encontrar um objeto em particular.
Se desejares ter um maior controlo sobre os teus bens, também podes fazer uma lista de verificação que contenha informação de referência sobre o conteúdo de cada caixa.
Desempacota as caixas com tempo e de forma organizada
Ao chegares ao teu novo apartamento, é provável que tenhas uma grande variedade de emoções: tristeza por deixar para trás o teu apartamento de estudante, emoção e alegria pela tua nova casa, e talvez também alguma agonia ou ansiedade por ter todas as tuas coisas dentro das caixas.
De acordo com os especialistas da organização de casa, o melhor remédio é levar tudo com calma. Respira profundamente e começa a criar um plano para desempacotar tudo aos poucos, com metas organizadas e realistas.
Deixar um apartamento de estudante e mudar-se para outra casa pode ser um processo cansativo, física e emocionalmente. Mas se organizares a mudança de forma eficaz, com tempo e guardares as tuas coisas em caixas, vais converter a tua mudança num processo fácil e simples!
Conta com profissionais
Isto é uma noção à qual pretendemos dar particular ênfase. De facto, este trabalho não é nada fácil. Por isso mesmo, é muito importante poder ter à nossa disposição um conjunto de pessoas como aquelas que tem Bluespace.
Uma equipa de pessoas que irão estudar a tua situação para te poder proporcionar esse espaço extra de que tanto necessitas. Com uma grande relação qualidade/preço, vais poder contar com um espaço que se adapta às tuas necessidades e que estará acessível a qualquer momento.
Este fator será sempre, por isso mesmo, um alívio e um descanso num processo que não tem de ser traumatizante.